terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Shewbread (Pão da Presença de Deus)

Na sua primeira palestra em Dallas, Estados Unidos da América, David Hudson falou nos seguintes termos acerca do Shewbread (Pão da Presença de Deus) e do seu formato cónico, tal como gravado nas rochas de muitos templos do Egipto antigo e arte Egipcia:

“Okay o que vou dizer faz parte do livro "Ages in Chaos" (Tempos em Caos) de Immanuel Velikovsky. Ages in Chaos. Agora, vocês não conseguem obter esse livro novo, vão ter de procurar em lojas de livros usados. Eu penso que essse livro foi publicado em 1957. Mas adiante, Immanuel Velikovsky estava tentando fazer uma correlação entre os escritos do Egipto e da Biblia Hebraica ou Torah por ele ser Judeu. Ele estava pesquisando todos os escritos que estavam no Egipto tentando encontrar onde é que eles estavam de acordo com a versão Biblica devido a que na Biblia a datação das coisas não ser muito fiável. Os Egipcios eram escribas metódicos no registo de acontecimentos e tinham o hábito de registar coisas e datas muito específicamente. E por isso éra óbvio que o Shewbread não éra feito de farinha mas sim de Prata ou Ouro. No “Livro de Exodus” está escrito que o Shewbread éra feito por Bezaleel, o qual éra ourives. Bezaleel Foi o homem que construíu a “Arca da Aliança”, Fez as decorações douradas para o
Tabernáculo e também fez… como sabem ele éra ourives... e mesmo assim fez o “Pão da Presença de Deus” Mas nessa altura o Shewbread não éra designado por esse nome mas sim pela designação de “Bread of the Presence of God”. Lembrem-se que antes ele falava acerca de estar na “Presença” como “Bread of the Presence”? Okay, seja como for, nós precisamos do slide seguinte.”

Esta forma de explicar não é totalmente verdadeira. A Biblia fala de Belazeel como sendo um fabricador de “todos os tipos de arte” e não somente um especialista em prata e ouro como se vê a seguir:

Exodus 31:1 - 31:11

"E o SENHOR falou a Moisés, dizendo, Vê, Eu chamei pelo nome de Belazeel o filho de Uri, o filho de Hur, da tribo de Judah: E Eu prenchi-o com o espírito de Deus, em sabedoria e em entendimento e em conhecimento e em todos os tipos de arte, Para conceber trabalhos subtis, para trabalhar em ouro e em prata e em cobre,E para cortar rochas, para as assentar, e entalhar Madeira, para trabalhar em todos os tipos de arte. E eu, toma atenção, eu dei-lhe Aholiab, o filho de Ahisamach, da tribo de Dan: e no coração de todos que tem coração perspicaz eu pus conhecimento, para que façam tudo que eu te mandei fazer; O tabernáculo da congregação, e a arca do testemunho, e o assento da misericórdia em que vai ficar, e toda a mobília do tabernáculo, E a mesa e sua mobília, e o candelabro puro e toda a sua mobília, e o altar do incenso, E o altar de ofertas assadas com toda a sua mobília, e o lavatório e os seus pés, E os tecidos cerimoniais, e as vestes sagradas para Aaron o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para ministrar na sacristia,E o oleo de ungir, e incenso doce para o lugar sagrado: de acordo com tudo o que te mandei deverão eles fazer.”


Em seguida Hudson disse o seguinte:

"Ele (Immanuel Velikovsky) chama-lhe pão branco e diz haver ouro nele, de fato ele tem aqui (no livro que Hudson mostrava) os registos do templo de Karnak referente ao saque do Templo de Salomão que foi levado para o Egipto, e aqui está tudo o que foi saqueado e aqui, e aqui está a descrição, okay,(disse Hudson quando apareceu o novo slide) that's good."




Desenho baseado num outro feito por W. Wreszinski e impresso no livro “Ages in Chaos”

Tudo o que preciso de vos chamar a atenção é, vêem estas coisas pequenas que parecem aranhas aqui? Esse é o hieroglifico que significa ouro.Ali, ali,ali, haam, ali,ali,ali,ali,(apontando para os simbolos no slide.)

"Neb" o hieroglifico para ouro

Todos esses primeiros artigos são em ouro. Está certo? Então aqui em baixo eles tem prata e aqui no fundo tem cobre, mas os artigos mais importantes são os de ouro. Aqui estão as mesas, as mesas douradas, os vasos dourados, seja o que for, a menorah, até mesmo as cabeças de leão estão aqui em qualquer lugar, , yeah,(apontando) aqui está uma cabeça de leão. Seja o que for, se vocês forem ler na Biblia e tambem verificarem esta lista que existe no Templo de Karnak vão ver que é absolutamente identica ao que está registado como existente no Templo de Salomão. Aqui está o shewbread. Coincidentemente tem a forma de piramide alongada. Isto não se parece com uma fatia de pão não é? É o simbolo, o mesmo simbolo que vos mostrei, é chamado o alimento branco,mas aqui é chamado ouro branco. E o que Velikovsky disse foi que os Egipcios obviamente queriam dizer prata porque eles chamavam ouro branco à prata. Não, eles queriam dizer ouro. Eles escreveram exactamente o que queriam dizer, aquilo éra ouro branco. Aquilo éra o Pão da da Presença de Deus que uma vez por semana os altos sacerdotes de Melchizedekéram autorizados a comer por detrás dos véus da sacristia sagrada, após o que mais pão éra preparado para ser ofertado aos pés de Deus, ou à Arca da Aliança.E eles consumiam este material numa base semanal, e eles literalmente, este era o tempo dos grandes Profetas quando Deus estava literalmente com a sua gente. E esses altos sacerdotes podiam comunicar com os animais e saber todas as coisas telepaticamente; esta foi a era dos grandes Profetas da Biblia. Seja como for esse é o assunto e aqui está ele expresso a preto e branco.



O item 48 é referido por Velikovsky como sendo o “ Pão da presença de Deus” feito com ouro

Em "Ages in Chaos" Velikovsky escreve:

"Junto ao altar estava uma mesa e em cima dela estava shewbread" (I Reis 7:48; II Cronicas 4:19). O showbread não era de farinha obviamente, mas sim de prata ou ouro; No Livro de Exodus12 é dito que o Shewbread era feito por Bezaleel, o qual era ourives. Nos baixos relevos de Karnak o Shewbread é representado com a forma de um cone. O cone na sétima fila (138) Tem a explicação: 'White bread." Este pão era de prata. Os trinta cones de ouro (48) e os vinte e quarto cones de pedra colorida (malaquiite) (169), tem forma identica à do cone de prata e também representam o Shewbread."


Itens 138 and 169 em Karnak

Velikovsky claramente dava a ideia de que que alguns Shewbread eram de ouro e outros eram de prata.

Hudson Também discorreu sobre o significado de um objecto similar retratado a ser oferecido a Anubis:

"Eu penso que o próximo slide é um daqueles em que a fotografia diz tudo. Não necessita qualquer explicação. Uma vez que vocês entendam isto. O “Guardião do SegredoThe” Suba só um pouco a imagem para eles poderem ver.O Rei oferece a Anubis, o sistema digestivo, o Pão Branco (White Bread), que é o alimento branco. A imagem diz-nos toda a história. Vejam, o Anubis preto representa o sistema digestivo e aqui está, o Rei oferecend o pó branco ao sistema digestivo, e esta acção é chamada o “Abridor dos Caminhos” o “Guardião do Segredo”.

Oferta de formato triangular a Anubis, desenho baseado numa ilustração do livro

"Sacred Science" por R.A. Schwaller De Lubicz

A oferta de formato triangular é um motivo artistico comum na arte Egipcia. Temos aqui mais uma imagem de uma ilustração do livro"The Alchemy Key" by Stuart Nettleton:

Sesôstris I ofercendo Shewbread a Amun

Baixo relevo da White Chapel (Capela Branca) em Karnak

Stuart escreveu:

"Este mesmo formato é mostrado ainda mais cedo na Capela Branca de carnak, onde o Faroo da decima segunda dinastia Sesôstris presenteou o Shewbread cónico a Amun.”



Robert Cox dedica uma boa parte de um capitulo do seu livro "The Pillar of Celestial Fire" (O Pilar do Fogo Celestial) a esses formatos conicos. Ele liga esse simbolo gravado na pedra ao “Pilar” ou “Câmara de Luz” que também começa com um glifo similar. Ele diz também que:
"Uma dessas ilustrações é mostrada no desenho logo a seguir à abertura do vinhete (selo) do papiro de Ani”

Há outra teoria relacionada que diz que esses materiais eram preparados no Templo de Hathor no monte Serabit El Khadim , na Peninsula do Sinai. Essa teoria foi proposta por Laurence Gardner no seu livro "Genesis of the Grail Kings" e basicamente teoriza que os produtos m-state eram preparados e armazenados no Templo de Hathor e que esse templo é o local que Moisés visitou quando recebeu as pedras gravadas dos dez mandamentos. Gardner sugeriu que o pó branco examinado por Flinders Petrie em 1903 é o mesmo m-state produzido nesse templo/taboratório. Esta é a passagem do relatorio de Petrie acerca desse achado:

"Deste periodo [Amenemhat IV] Foi encontrado debaixo do templo mais recente um achado muito interessante. Sobre uma área bem grande está espalhada uma cama de cinzas de madeira com uma espessura consideravel. Na câmara O há uma camada com 18 polegadas de espessura sob os pilares e paredes, a qual portanto é de antes do tempo deTahutmes III [da décima oitava Dinastia]. Na camara N, a espessura varia entre 4 e 15 polegadas; A oeste do pilar tem uma espessura entre 3 e 12 polegdas.; essa cinza foi encontrada espalhada até ás câmaras E e F com uma espessura de 18 polegadas. Estendendo-se desta maneira por mais de cem pés em comprimento. Em largura estava em todos os lugares protegidos por um teto. Ao longo da borda da colina, bordejando a estrada da XII dinastia depois das Estelas( Pedras aplanadas e gravadas) as cinzas encontravam-se a toda a largura do templo, e fora do templo, até ao ponto mais distante em que as paredes de pedra das camaras se estendem no sul. Num total de cinquenta pés de largura. Não haver menhum pó visivel no exterior pode ser explicado pela grande desnudagem devido aos fortes ventos tipicos do lugar e a chuvas ocasionais. É absolutamente certo que existem grande quantidade de peças de barro vidrado destruidas devido a essas causas. Uma camada de cinzas de madeira leve seria varrida pelo vento muito mais facilmente. Temos portanto de supor uma camada de cinzas com pelo menos 100X50 pés, provavelmente muito maior, e variando entre 3 e18 pés de espessura, a qual continua aqui a despeito da denudação que ocorreu desde a XVIII dinastia. Neste momento deve haver cerca de cinquenta toneladas de cinzas sendo estas muito provavelmente o residuo de algumas centenas de toneladas..."

-- Researches in Sinai, p.99.



Mapa das câmaras do templo em Serabit mostrando os locais onde o pó foi encontrado marcados a amarelo

As câmaras onde o pó branco foi encontrado coincidem de muito perto com o mapa de Serabit que mostra essa secção como sendo datada do tempo do Novo Reinado. Eis aqui uma fotografia desse mapa:


Mapa no anuncio publicitário de Serabit El Khadim

Petrie então continuou a descrever os seus esforços para identificar o pó branco

"Uma sugestão foi que aquilo seriam os residuos dos trabalhos de fundição, Mas fundições noutros lugares não deixam tais cinzas soltas; pelo contrário, produzem residuos densos e negros. Também, não existem naquele nivel da montanha lugares de onde minério de cobre pudesse ser tazido para ali, nem de algum lugar a algumas milhas daquele lugar e o local é bastante inacessível para levar lá para cima esses minérios. Para mais nem sequer há qualquer forma de combustivel neste planalto, pelo que os minerais noutros lugares foram transportados para vales e planícies onde combustivel lenhoso pudesse se encontrado, como em Wady Nasb, Wady Gharandel, e El Markha. A afirmação de Lepsius e outros de que haveria camadas de residues sólidos próximo do templo são um erro devido à sua ignorancia em mineralogia; as massas negras estratificadas são ocorrencias naturais de minério de ferro e não residuos sólidos e negros de cobre fundido artificialmente. Outra sugestão foi que aquelas cinzas eram como as camadas de cinzas próximo a Jerusalem, as quais são supostas terem origem na queima de plantas para a extrair alkali ( para fazer lixivia). Mas, novamente, este lugar é o menos indicado como fonte de um fornecimento de plantas. Nenhuma dessas sugestões pode ser a explicação. "

-- Ibid., p.100.

Petrie sugeriu que aquele pó fosse cinzas resultantes de sacrificio animal:

"O próprio local mostra o significado… nesta colina nós vemos grande evidencia de queima de sacrificios; e na própria cave estavam muitos altares para a queima de incenso... a religião popular da Palestina de então está aqui perante nós. "

--Ibid., p.100, 101.

Mas Laurence Gardner aponta duas razões pelas quais essa possibilidade não é provável:

"Por falta de outra explicação, foi determinado que o pó branco e as pedras de altar eram provavelmente associadas com alguma forma de sacrificio ritual,mas este é um templo Egipcio e o sacrificio de animais não era uma prática Egipcia. Mais ainda, não havis restos de ossos ou qualquer outro material estranho dentro das muitas toneladas de pó branco que tinham acabado de ser descobertos – Aquilo estava perfeitamente limpo e não adulterado. Petrie disse:
`Conquanto eu tenha cuidadosamente pesquizado essas cinzas em dúzias de lugares, fazendo-as cair durante uma brisa, (para separar algum sólido) nunca encontrei nenhum fragmento de osso ou outra coisa qualquer`."

Petrie aprofunda mais o assunto do sacrificio animal em Chapter 13 of Researches in Sinai. A sua conclusão foi que o templo éra um templo Semita em vez de um templo Egipcio e que isso explicava as cinzas serem de ofertas de animais sacrificiais. Laurence usou uma ilustração tirade de uma Stela no Museu de Bruxelas que mostra o pão conico:

Aqui está a descrição desta Stela tirade do livro de Alan H. Gardiner e T. Eric Peet, editado e completado por Jaroslav Cerny, "The Inscriptions of Sinai", quadragésima quinta memória da exploração da Egypt Exploration Society, 1955.

No topo está a linha horizontal dando a entitulação referente a Ammenemes III. '[ O bom Deus,] Senhor de duas terras, senhor de poderosos, Rei do Alto e Baixo
Egipto, Nemare, vivendo para sempre, amado de Hathor. '

Em baixo, o rei é visto sentado sobre a esquerda usando as duas penas na parte detrás da sua capa e agarrando o seu bordão. Hathor Leva-lhe ao nariz com a sua mão direita os emblemas da vida e dominio. Em frente dela estão as palavras `Dito po Hathor: Eu dou-vos vida perpetuidade e saúde no vosso nariz, para a eternidade. '.

A deusa segura na sua mão esquerda um objecto arredondado cuja natureza não é óbvia, provavelmente um ornamento de pescoço. Por detrás dela está o Deus tesoureiro Sebekhotep, segurando na sua mão direita um pão conico. Em frente dele nós lemos,”Dito pelo Deus tesoureiro Sebekhotep: Eu trago-vos...”
Por trás desta figura de novo está uma outra segurando um rolo de papiro na sua mão esquerda, em frente de quem está escrito, 'Dito pelo escriba ...... Este pais estrangeiro.`

Por baixo existem restos de seis linhas de inscrições (acentuadas) “ - - - a Magestade deste deus o cuidadoso deus tesoureiro Sebekhotep a trazer a pedra preciosa a sua magestade - - -“

É razoávelmente evidente na tradução desta imagem que Sebekhotep está a apresentar um objecto que é ao mesmo tempo um pão cónico e uma “pedra preciosa” a Ammenemes III.

Um colega Australiano chamado Bill Alford viajou para o Egipto no ano 2000. Ele enviou-me o seguinte comentário acerca da sua pesquisa sobre o pó branco:


“Eu estive em Serabit El Khadim e não encontrei nenhum sinal do pó branco no local. Falei com o chefe Beduino local e ele disse-me recordar-se de ver o pó branco quando era criança mas que esse pó tinha sido todo levado pelo vento desde então.”

Bill tirou uma quantidade de fotografias ao local do templo de Serabit e algumas relacionam-se com este ensaio. Em baixo está uma fotografia que também mostra o oferecimento de algo com o formato de um cone.




De acordo com "The Inscriptions of Sinai" (As incrições do Sinai) a descrição desta Stela é como se segue:


Em cima está o usual disco do selo, por baixo deste à direita, Hatshepsut, como Rei oferece Pão Branco a Anhur-Show , e, Sobre a esquerda, Tuthmosis III presenteia vinho a Hathor, Senhora da turquesa. Data: ' ano 20'.

Por baixo desta cena há onze linhas de inscrições horizontais, das quais as últimas três estão encolhidas sobre a esquerda para acomodar a figura em pé de Nakht.

“O escriba Nakht,Ele diz: Eu segui o bom deus,porque o senhor de duas terras sabia que eu era excelente, Caminhando nas estradas e sendo honrado devido a issoI (?), os oficiais do palácio crusam o braço perante mim. O próprio Horus envia-me para fazer o que o seu espirito desejou. Ele promoveu-me (?) e eu era o primeiro entre milhões de homens, tendo sido escolhido entre centenas de milhar de homens.Ele nomeou-me enviado real, eu sendo exaltado (perante) os (cortesãos), porque Hathor, senhora da turqueza, mostrou-me o seu favor por tudo o que eu tinha feito [em propiciamento da senhora ] da turqueza todos os dias. Quantidade das ofertas de cada dia: Pão não levedado ---- ----- 350, Pão Branco 320,cerveja 360,vinho 30,ovos de ganso 60 ------- água 100, porque eu fui à costa com muito sucesso. Nenhum outro colega meu, de todos os que vieram a esta (terra estrangeira) me igualou, Eu sendo o favorite de Hathor, < Senhora da > turqueza.”

Bill Tirou ainda uma fotografia a outra Stela com o pão cónico inscrito nela enquanto esteve em Serabit:



Esta Stela tem a seguinte entrada em "The Inscriptions of Sinai":

“Na luneta (em cima) está o disco alado e o vaso com os documentos ( cartouche) e titulos do Rei,” o bom deus, senhor de duas terras dotado de vida eternamente'. A luneta é fechada no fundo pelo simbolo do céu, logo abaixo, o que é uma cena dupla,mostra sobre a esquerda, O Rei, 'Filho de Amenhotep, Regente de Weset', oferecendo um pão cónico numa taça a “ Sopdu, o grande deus do Éste”,e,sobre a direita, o Rei, “ o bom deus Nebmare”, oferecendo dois pequenos vasos de água a Hathor. A inscrição, “Amado de Hathor, senhora da turqueza”, refere-se ao mesmo tempo ao rei e também dá o nome da deusa numa referencia dupla comum nestas cenas inscritas. Ambas as deidades estão num mesmo pedestal e são portanto representações de estátuas. Na coluna central nós lemos, “Dito por Hathor, senhora da turqueza:
(eu) estou-vos a dar milhões - - -“


Por baixo está uma inscrição de vinte e três linhas as quais, tanto quanto é legivel, dizem o seguinte: 'Ano 36, segundo mês de inverno,dia 9, sob a magestade do Rei do alto e Baixo Egipto, Nebmare, Filho de Re, Amenhotep, regente deWeset, dotado com vida tal como Re, eternamente e para sempre. Saibam que sua magestade esteve na cidade mais a sul (= Thebes) - - - - - - - - - de Weset. Saibam que foi confiado ao escriba do Rei, ministro do tesouro (Sebekhotep) chamado Pinhasy, fazer ------ turqueza, Enquanto sua magestade celebrava o terceiro festival ( festival-sed) enquanto sua magestade estava celebrando o terceiro festival-sed - - - - - - - - - - - - no ultimo dia do mês ------ de Hathor, senhora da turqueza (?) em alegria, enquanto o seu coração estava contente, [ela] rejubilou [no que] Nebmare [tinha feito para ela] - - - - - - - - - Rejubilando e rindo (?) ------- Pinhasy (?) - - - - - - - - - - que estava cheio de alegria. Os chefes estavam com o coração contente e o seu trabalho brilhava poderosamente, cada um calcoreando esta terra de Colinas---- adorando (?) esta deusa,o seu escriba que estava entre eles, dando louvor todos os dias, Amenmose cujo nome é Memay (?) ------- estando presente (?). Este escriba diz: Eu segui o meu senhor na terra das Colinas;Eu tomei conta da acção que ele me confiou ;Eu fui para o oceano para predizer maravilhas de Punt (?), para obter as odoríficas resinas; Eu trouxe a princesa na sua --- (?) --- Com o tributo de incontáveis terras de colina. Saibam que eu vim também e percorri a terra desta deusa; Eu dirigi trabalhos para obter turqueza, Eu recebi - - - - - - L.P.H. Ele deu o ouro do prémio, as bocas rejubilaram - - - Tudo (Todos/todas?) - - - -, todos os comandantes, trabalhadores ---- Eu encontrei --- mar --- ao seu alcance a [Mais

*





Não é claro o que é o ouro do prémio ou quem o está a dar mas é interessante notar que a coisa a ser dada na taça é o pão có. Se este “pão branco” é o mesmo que os brancos materiais ORMUS é um aspecto que fica em aberto. A inclusão do pão branco de forma cónica no inventário de Karnak é muito sugestivo mas não é definitive.
Os cones do “pão branco” estão muitas vezes adjacentes a um hieroglifico que é chamado "Sacred Sothic Triangle" ( Triangulo Sotico Sagrado) na página 150 do livro"The Lion Path:” Vós Podeis Levá-lo Convosco” “ por Musaios”. A ilustração deste livro está em:


O texto por baixo da ilustração indica que ela é a representação da “porta de entrada” e que:

"O Triangulo sotico, formando o muito antigo hieroglifico representando a estrela Sirius (Sothis) Era construido usando uma corda com 22 unidades de comprimento, marcada nas 9 e13 unidades a partir do principio (um dos lados). Então, com a corda esticada fortemente a partir desses pontos com as pontas a encontrarem-se, o triangulo designado Sotis era formado, tal como mostra o desenho; sendo a base 4 unidades e os lados do triangulo 9 unidades cada desde a base do triangulo até ao vértice, numa proporção de 4 para 9 (Vejam por exemplo a inscrição em Abydos)."

77.1604
<>A prtir da proporção 4/9 uma pessoa pode calcular que o angulo do vértice é 25.679 graus e os angulos da base são ambos 77.16 graus. O triangulo de Sotis parece ser mais rgular no seu formato do que os pães cónicos. Podem ver vários deles comparados mais abaixo:






O triangulo Sotico está geralmente numa posição adjacent a um “ankh” como se vê a seguir


Um aparelho sonico com a forma de um “ankh”,de acordo com uma sessão não publicada de Seth, era usada pelos antigos para amolecer a pedra afim de ser mais fácilmente entalhada.Eu posso imaginar que com a pedra amaciada seria mais fácil extrair dela o m-state.

A proporção 4/9 é o inverso de 5/9 que era a proporção do peso que Hudson afirma restar quando metal é convetido em m-state. 4/9 seria a porção que não é mais possível de pesar fisicamente.

Estas duas últimas observações poderão não ter qualquer valor científico, podendo não ser mais do que mera coincidencia.

Um comentário:

  1. Baccarat | Definition & Meaning - WORRione
    Definition 바카라 of Baccarat. 바카라사이트 (dictionary) [ˈbɪˈbʒɪk] in the 메리트카지노 French New Testament : Baccarat.

    ResponderExcluir